Se você é um usuário ativo do Facebook pode até ser que você já tenha visto o Facebook Dark Post sem saber realmente do que se tratava. Ele é um post feito geralmente por empresas em suas estratégias de marketing digital de forma que esta atualização fique oculta na timeline de sua fan pages, aparecendo apenas para quem ele definir como sua audiência. Continue lendo e desvende esse recurso para potencializar as suas ações no Facebook!

O que é o Facebook Dark Post?

O Facebook Dark Post é utilizado por anunciantes que criam conteúdos para serem promovidos e aparecem como "Patrocinado" na timeline dos usuários. Uma vantagem de promover o conteúdo é poder segmentá-lo por perfil de usuário. Interessante, não é mesmo?

Esse tipo de post também pode ser acessado através de um link direto por qualquer pessoa que não necessariamente precisa ser usuário do Facebook.

[callout]LEIA TAMBÉM: Como fazer Funil de Conversão no Facebook Ads (Avançado)[/callout]

O que é necessário para criar um Dark Post?

Facebook Power Editor

Para criar um Dark Post ou, como também é conhecido, um Unpublished Page Post(post de página não publicado, em tradução livre), é necessário que você utilize um recurso adicional chamado de Power Editor, que só funciona no Google Chrome.

Essa extensão te dará mais controle e funcionalidades que o próprio Facebook Ads oferece, podendo ser muito útil para profissionais que trabalham com advertising, e embora seu uso não seja incentivado pelo Facebook, é muito mais comum do que de fato se imagina.

Como criar um Facebook Dark Post?

O primeiro passo para criar um Dark Post é trabalhar a foto a ser postada — e, nessa rede social, utilizar imagens é altamente indicável. Ela precisa ter 1200x627 pixels, e deve se enquadrar na Regra dos 20% (onde a foto não deverá conter mais do que 20% de texto e 80% de imagem).

Para ter certeza de que a imagem escolhida se encaixa nessas regras, use a ferramenta 20percentrule.info.

Depois disso, faça o seguinte:

  1. Vá à sua página no Facebook, clique na opção Power Editor e selecione Gerenciar páginas no menu suspenso no lado superior esquerdo.
  2. Escolha a página que você quer criar um anúncio de publicação.
  3. Selecione Criar publicação (não “Publish Post”, afinal você vai justamente criar um Unpublished Post).
  4. Escolha qual o tipo de publicação que você deseja criar, preencha os detalhes para essa publicação e clique em Criar publicação.
  5. Clique na publicação e depois em Criar anúncio.
  6. Você deverá selecionar a conta e a campanha do anúncio das quais você deseja que este anúncio faça parte. Também é possível criar uma nova campanha para o anúncio.
  7. Preencha com os detalhes do Dark Post incluindo Criativo, Público e Otimização e preço.
  8. Clique em Carregar alterações para visualizar as alterações no sistema de anúncios. Pronto, o seu Dark Post estará criado!

Lembre-se de que, ao criar um Unpublished Post, você não poderá editá-lo, então tenha muita atenção para não precisar iniciar do zero novamente.

Por que usar?

Os Dark Posts são considerados ferramentas muito valiosas e incrivelmente úteis para quem souber utilizá-las, permitindo formas exclusivas de divulgação de produtos ou serviços.

Imagine que os seguidores da sua fã page provavelmente já conhecem seus produtos e muitos já são seus clientes. Você não gostaria que eles soubessem que você está ofertando uma promoção para novos clientes? Assim, não faria sentido para eles verem o seu anúncio. É nesse momento que os Dark Posts entram em jogo.

Você combina um Dark Post segmentado para um público-alvo e para um determinado perfil, indicando por exemplo, que não quer que aparece para quem já te segue. Você pode segmentar esse anúncio por localização (região), idade, gênero, interesses, grau de escolaridade, etc.

Lembre-se de que a rede social deve trabalhar como impulssionadora do seu site, que é um ambiente que você já tem total domínio. Você deve direcionar o anúncio para uma landing-page no seu website.

E aí, o que você achou dessa estratégia? Ficou com alguma dúvida sobre como o Facebook Dark Post funciona? Vamos bater um papo sobre isso nos comentários!